A advocacia Cremasco tem um alerta para todos que acompanham nossa página, em especial a vocês aposentados e pensionistas. Trata-se do Crédito Consiginado.

 

O crédito consignado é um empréstimo feito por meio de convênio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com bancos. O aposentado ou pensionista não pode comprometer mais de 35% de sua renda. Para a contratação do crédito, é preciso apresentar documentos pessoais na instituição financeira escolhida, incluindo os documentos de identidade ou Carteira de Habilitação (CNH) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, é obrigatório que o contrato seja assinado pelo próprio segurado. O empréstimo, de nenhuma maneira, pode ser concedido por telefone, sem o comparecimento do segurado ao banco ou financeira. Também não pode ser passada informações pessoais por telefone, para não facilitar a ação de criminosos e acarretar fraude no benefício.

 

Os segurados também podem consultar o site Extrato de Empréstimos Consignados pela internet ou ter acesso a esse serviço em uma unidade do INSS. Assim, é possível conferir mensalmente se há irregularidades no benefício. Por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizados com desconto no benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo. O cadastro no Meu INSS é feito de três maneiras: pela internet, comparecendo a uma agência do INSS ou nos bancos autorizados.

 

Estamos recebendo muitas reclamações de clientes que são vítimas de fraude causadas pelos bancos, que fazem empréstimo consignado sem a devida permissão e assinatura no contrato. Há ainda casos de fraude de renovação do empréstimo, onde o banco mantém o mesmo valor da parcela, mas prorroga o prazo do pagamento, fazendo com que o consumidor pague quase três vezes mais do que o valor emprestado.
Fiquem atentos ao demonstrativo mensal do recebimento do benefício e se houver qualquer irregularidade, o INSS é obrigado a fornecer o nome do banco que fez o empréstimo. Não passem nenhuma informação pessoal e nem mesmo sobre o benefício por telefone.
Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, entrar em contato com advocacia cremasco, e fale com Dra. Patricia Jacometto.

 

Comments are closed.

Ligue para (19) 3731-3837 ou (11) 3311-7092

Tire suas dúvidas com um de nossos advogados qualificados